24 setembro, 2008

Heparina: porque está faltando nos hospitais?

A heparina sódica é derivada de intestinos de suínos e é comercializada nos Estados Unidos desde os anos 1930. Milhões de pessoas são beneficiadas a cada ano pela administração endovenosa desse medicamento, evitando a formação de coágulos sanguíneos nas veias, artérias e pulmões que ameaça a vida desses pacientes.

***

Em fevereiro de 2008, a Anvisa publicou na página eletrônica da Agência, por meio da Gerência de Farmacovigilância – GFARM, informações sobre a suspensão temporária, pela Baxter Healthcare Corporation, da fabricação de frascos multi-doses do medicamento anticoagulante, heparina injetável, devido a notificações de reações alérgicas graves e hipotensão em pacientes que receberam, de uma só vez, altas doses do medicamento nos Estados Unidos. Essas reações estão relacionadas à suspeita de contaminação por sulfato de condroitina.

***

Após esse fato, diversas agências reguladoras e as empresas farmacêuticas iniciaram uma investigação, sendo verificado que existe uma possibilidade do referido problema ter afetado todos os tipos de heparina injetáveis, devido a questões relacionadas à matéria-prima. Tal situação motivou a revisão dos processos de produção e de controle de qualidade, o que vem trazendo dificuldades de oferta de produtos no mercado.

***

Diante dessa situação a Anvisa recomenda a avaliação criteriosa na prescrição de heparina, visando minimizar o impacto da falta momentânea dessa substância no mercado.

***

Para mais informações, a Anvisa sugere a consulta aos distribuidores para avaliar a disponibilidade dos produtos e o documento sobre uso racional de heparinas elaborado pela agência reguladora australiana, Therapeutic Goods Administration.

Fonte: Alerta Anvisa