24 setembro, 2008

Anticoagulante causa 4 mortes nos EUA

O laboratório Baxter Healthcare, um grande fabricante de heparina - anticoagulante muito usado em cirurgia e diálise -, suspendeu a produção do medicamento nos Estados Unidos depois que centenas de pacientes relataram graves reações alérgicas à droga. Pelo menos quatro pessoas morreram em decorrência do uso do medicamento, que utiliza o intestino de porco como matéria-prima.

Entre as reações estão dificuldade de respirar, náusea, vômito, sudorese e queda rápida da pressão, que em alguns casos provocou choques com risco de morte.

Reguladores federais dos EUA disseram que a escassez do medicamento é praticamente inevitável. Embora existam alternativas, médicos advertiram para conseqüências graves se a heparina se tornar realmente rara. `A falta de heparina provocaria uma crise de saúde neste país`, disse Daniel Coyne, professor de Medicina da Universidade de Washington em St. Louis.

***

Funcionários do setor de saúde detectaram problemas pela primeira vez no fim do ano passado, em quatro crianças submetidas a diálise em um hospital em Missouri. Minutos depois da injeção de heparina, as crianças tiveram reações alérgicas graves.

Ao investigar a droga, os funcionários encontraram 350 relatos de pacientes que tiveram problemas depois da injeção de doses altas de heparina fabricada pela Baxter Healthcare. A Baxter fornece cerca de metade da heparina utilizada nos EUA. A maioria dos casos foi relatada no final de dezembro e em janeiro; 40% das notificações das reações ao medicamento foram consideradas graves.

Uma porta-voz da Baxter, Erin Gardiner, disse que a companhia não modifica a fabricação da heparina há vários anos. Inicialmente, a empresa fez um recall de nove lotes do medicamento, mas os problemas continuaram. A Baxter suspendeu a fabricação de frascos de doses múltiplas, associados à maioria dos problemas. A produção de frascos de dose única, no entanto, continua.

John Jenkins, diretor de novas drogas do FDA, agência americana de controle de alimentos e medicamentos, afirmou que o órgão decidiu permitir que a companhia continue distribuindo os frascos de doses múltiplas já fabricados porque um recall total `resultaria em uma escassez imediata e grave desta droga necessária por razões médicas`.

***

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que acompanhará o monitoramento feito nos EUA e pode tomar alguma medida, como o recolhimento da heparina do mercado brasileiro caso isso se mostre necessário. O fato de um medicamento ser recolhido em outro país não implica necessariamente medida similar no Brasil.

Fonte: O Estado de S. Paulo