28 dezembro, 2018

Contribuição do farmacêutico clínico para o uso racional de corticoide em uma unidade de terapia intensiva adulta

Marcos Fernando Passaro1, Priscilla Sartori de Souza1, Nilson Moura Gambero1

1Irmandade da Santa Casa da Misericórdia de Santos - Santos (SP), Brasil

Objetivo: Este estudo busca avaliar a contribuição do farmacêutico clínico na equipe multiprofissional e na promoção do uso racional de corticoides.

Métodos: Estudo realizado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) adulta de 32 leitos de alta complexidade. Foram incluídos pacientes em uso de corticoterapia e choque séptico, durante o período de março a dezembro de 2017. Foram utilizados base de dados do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico com registro das intervenções realizadas pelo farmacêutico clínico durante as discussões em visita multiprofissional. Os aspectos observados foram aceitabilidade das intervenções e a classificação das intervenções: diminuição de dose (desmame), suspensão conforme tempo de tratamento, indicação, realização de terapia sequencial (quando há a passagem de via endovenosa (EV) para via oral (VO). Todas as intervenções realizadas levaram em consideração as indicações do Surviving Sepsis Campaign 2016, em conjunto com as discussões da equipe multiprofissional, o quadro clínico do paciente e exames laboratoriais.

Resultados: Durante o período do estudo foram realizadas 48 intervenções. Do total foram aceitas 46 (96%). Das intervenções aceitas, 17 (37%) delas resultaram em diminuição de dose (desmame), 14 (30%) para indicação da corticoterapia, 8 (18%) em suspensão por tempo de tratamento, 7 (15%) para troca de EV para VO.

Conclusão: A atuação do farmacêutico clínico junto à equipe multiprofissional para discussão da farmacoterapia e alta taxa de aceitação das intervenções contribuíram para o uso racional dos corticoides.

E-poster in: XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva. São Paulo. SP. 2018.

Nenhum comentário: