De acordo com os guidelines das grandes sociedades americanas e europeias, os pacientes com neoplasia devem ser vacinados contra a influenza, embora tal recomendação seja baseada em estudos pequenos, sem capacidade para definitivamente demonstrar a real efetividade da vacinação em indivíduos diagnosticados com câncer.
Para colocar este assunto em pauta, preparamos este MOC-Dicas, com apresentação da Dra. Debora Gagliato, oncologista clínica da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, que comenta os resultados de um estudo observacional publicado recentemente no Journal of Clinical Oncology, avaliando a eficácia da vacina contra influenza em pacientes diagnosticados com neoplasia (sólidas ou hematológicas). O estudo demonstra que a vacina contra influenza foi efetiva em pacientes diagnosticados com neoplasias sólidas, sendo o benefício evidenciado inclusive em pacientes recebendo quimioterapia citotóxica.
“É preciso aumentar a cobertura vacinal de influenza nessa população, em que a morbimortalidade dessa patologia é especialmente alta em indivíduos com câncer. Portanto, toda a comunidade médica envolvida no manejo desses pacientes deve incentivar a vacinação, independente do paciente estar passando por tratamento ativo ou não”, afirma Dra. Debora após apresentar os resultados da análise.
Confira mais um MOC-Dicas.