30 janeiro, 2009

Interação medicamentosa: OMEPRAZOL + CLOPIDOGREL

***

FDA alerta sobre riscos da associação entre clopidogrel e omeprazol

***

O órgão americano FDA (Food and Drug Administration), que regula a utilização dos medicamentos nos Estados Unidos, fez um alerta sobre os perigos da associação entre o medicamento clopidogrel (mais conhecido como Iscover ou Plavix) com os inibidores da bomba de prótons (medicamentos usados para combater sintomas de gastrite ou úlcera gástrica), como o omeprazol.

***

O clopidogrel é um medicamento que inibe a agregação das plaquetas do sangue (antiplaquetário), usado em inúmeras situações cardiológicas, como após a realização de angioplastias coronarianas (desobstrução das artérias do coração). Estas angioplastias podem ser eletivas (programadas) ou de emergência, como após um quadro de angina instável ou infarto do miocárdio. Muitos pacientes ainda usam o clopidogrel de forma associada com o ácido acetilsalicílico (conhecido como aspirina).

***

Muitos cardiologistas associam o clopidogrel aos medicamentos inibidores da bomba de prótons, como o omeprazol, pantoprazol, esomeprazol, rabeprazol, entre outros. O clopidogrel pode causar irritação gástrica e, além disso, como já mencionado, costuma ser usado em associação com o ácido acetilsalicílico, medicamento sabidamente causador de gastrite ou úlcera medicamentosa.

***

Alguns estudos, ainda não totalmente conclusivos, demonstraram que a associação do clopidogrel com os inibidores da bomba de prótons (em especial o omeprazol), pode afetar a ação terapêutica do primeiro. Este fato poderia facilitar a ocorrência de coágulos nas artérias coronarianas, causando angina do peito, infarto do miocárdio ou até, a morte.

***

O FDA avisa que está pesquisando evidências mais conclusivas sobre o assunto, mas alerta os médicos sobre os possíveis riscos dessa associação. O órgão americano ainda lembra que existem outras drogas capazes de combater sintomas gástricos, e que não interferem na ação do medicamento clopidogrel.

Fonte: UOL Ciência e Saúde

28 janeiro, 2009

ANFOTERICINA B: existem outras apresentações?

***

Anfotericina B Complexo Lipídico
Sinonímia: AnB-CL
Nome Comercial: Abelcet® (Enzon)

***

Anfotericina B Colesteril Sulfato
Sinonímia (s): AnB-CS, anfotericina B micelar, anfotericina B sulfato colesteril
Nome Comercial: Amphotec® (Intermune)

***

Anfotericina B
Nome Comercial: Fungizon® (BMS)

***

Anfotericina B Lipossomal
Sinonímia: AnB-L
Nome Comercial: AmBisome® (Gilead)

16 janeiro, 2009

Midazolam solução oral: fórmula e estabilidade

***

Midazolam Injetável 5 mg/mL ............................................48 mL
Xarope Simples USP q.s.p.................................................120 mL

Manipulação: Retirar o volume desejado de midazolam utilizando uma seringa e transferir para um recipiente adequado. Adicionar o veículo em porções geométricas, misturando após cada adição e completar o volume final. Estocado em frasco de vidro âmbar na concentração de 2 mg/mL. Este produto é estável para 56 dias na temperatura ambiente e sob refrigeração. Para uso oral.

Referência: Nahata MC, Hipple TF. Pediatric Drug Formulations, 3rd ed. Cincinnati, OH: Harvey Whitney Books Company; 1997

Hidrato de cloral: fórmula e estabilidade

***

Hidrato de Cloral Pó........................................................100 g
Essência de Limão Gotas......................................................10
Sacarina Comprimidos.........................................................10
Água Purificada USP q.s.p..........................................1000 mL

Manipulação: Triturar os comprimidos de sacarina junto com o hidrato de cloral. Dissolver a mistura em 50 mL de água destilada. Adicionar o veículo em porções geométricas, misturando após cada adição. Adicionar a essência. Completar o volume final. Estocado em frasco de vidro âmbar na concentração de 100 mg/mL. Este produto é estável para 7 dias na temperatura ambiente. Para uso oral.

Referência: Angora MC, Pérez MSA, Piquero JMF, Herreros de Tejada A. Utilización del Hidrato de Cloral en Pediatria. Usos Clínicos, Preparaciones Galénicas y Experiencia en un Hospital. Farm Hosp. 1999; 23(3): 170-176

Solução sedativa oral: fórmula e estabilidade.

***

Atropina 1 mg/mL..............................................................72 mL
Prometazina Xarope 5 mg/mL..........................................1110 mL
Hidrato de Cloral Xarope 100 mg/mL..............................1800 mL
Água Purificada USP q.s.p................................................3000 mL

Manipulação: Misturar os componentes da formulação. Adicionar veículo suficiente para completar 3000 mL. Mistura de atropina 0,0024 mg/mL + prometazina 1,85 mg/mL + hidrato de cloral 60 mg/mL. Dose máxima desta formulação: 25 mL. Este produto é estável para 180 dias na temperatura ambiente. Para uso oral.

Referência: Nahata MC, Pai VB, Hipple TF. Pediatric Drug Formulations, 5th ed. Cincinnati, OH: Harvey Whitney Books Company; 2003